CONSTELAÇÃO SISTÊMICA 

Familiar e Empresarial

A Constelação Sistêmica Familiar é um método terapêutico desenvolvido pelo filósofo e terapeuta alemão Bert Hellinger que acessa o inconsciente coletivo, que atua em cada membro de uma família ou sistema empresarial, institucional.

Vivemos em um grande sistema composto por diversos outros micro sistemas, como o familiar, o social e o profissional que interagem entre si formando um todo organizado, uma constelação. Além da herança genética que possuímos desde nossa concepção, crenças e comportamentos são incorporados durante o nosso desenvolvimento e estão, muitas vezes, arraigados em nosso inconsciente. Ao não compreender alguma relação considerando-a complicada, ao fazer escolhas impróprias ou agir de maneira inadequada, muitas vezes repetimos padrões, de maneira inconsciente, que não nos pertencem e são parte de nossa herança sistêmica familiar e que bloqueia o fluxo natural do nossas vidas.

A constelação sistêmica é uma excelente ferramenta para observar as dinâmicas ocultas que estão por trás de  sintomas e doenças, apontando o quê ou quem está sendo representado.

Const Katia_edited.jpg

Existem 3 leis básicas atuam sobre os membros da família neste inconsciente: o “Pertencimento”, a “Ordem” e o “Equilíbrio”.

  • Pertencimento: cada participante do sistema tem o igual direito de pertencer, respeitando seu jeito de ser.

  • Ordem: cada um tem o seu lugar nas hierarquia.

  • Equilíbrio:dar e receber devem estar balanceados.
     

Através de uma dinâmica de grupo, ou bonecos, acessamos o inconsciente familiar buscando os padrões e as causas que fazem parte da questão trazida pelo cliente. Dessa maneira conseguimos identificar, compreender,  e encontrar caminhos para a solução.

A constelação sistêmica familiar permite de forma surpreendente que compreendamos os padrões do sistema que atuam em nossas vidas e nos tornam inábeis em várias situações. Através do “inconsciente” do sistema, questões são trabalhadas, atuando no todo e resolvendo bloqueios, inseguranças, conflitos e etc.

Como funciona na prática:

O cliente (constelado) traz um tema que vai ser trabalhado através da representação de seu sistema familiar e/ou organizacional. Essa representação, se dá através da escolha aleatória pelo constelado, entre as pessoas presentes para representar cada integrante de seu sistema. Através da orientação do constelador, os representantes percebem intuitivamente o espaço, as sensações e os pensamentos do sistema em questão e seus integrantes, que revelam de maneira surpreendente os nós emocionais, as questões mal resolvidas, os desequilíbrios instalados, os padrões negativos e também os positivos e como estão influenciando o sistema em questão referente ao tema escolhido. Através dessa identificação e compreensão estabelece-se uma dinâmica de restabelecimento da harmonia na relação de cada um de seus integrantes, atingindo o sistema como um todo.