ENTENDA A DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM IMAGENS ANGUSTIANTES

Conheça o trabalho da fotógrafa Katie Joy Crawford. Ela fez um ensaio fotográfico que consegue transmitir os sentimentos angustiantes que os depressivos e ansiosos sentem diariamente.

Existem certos fenômenos psíquicos que são realmente difíceis de serem expressados em palavras. A angústia e aflição constante da ansiedade, assim como o vazio existencial e a eterna sensação de fadiga e falta de vitalidade da depressão são sentimentos complicados de serem compreendidos para quem não sofre de tais distúrbios, que são cada vez mais frequentes, frutos principalmente da nossa sociedade pós moderna caótica e confusa.

Tratar de temas delicados e mal compreendidos é complicado e desafiador. Apesar dos inúmeros artigos e pesquisas científicas que comprovam o crescimento de ansiosos e depressivos, ainda há muito o que se debater e analisar.

A fotógrafa Katie Joy Crawford utilizou sua própria experiência com a ansiedade para expressar, através de um belo e angustiante ensaio fotográfico, suas aflições e medos.

É comum para quem sofre destas doenças extravasar seu sofrimento através da arte, seja pela escrita, pintura, dança ou fotografia. Além de terapêutico, expressar os sentimentos pelo viés artístico ajuda outras pessoas doentes a se identificarem com as emoções transmitidas pelas obras, além de ser também um caminho para quebrar o preconceito contra distúrbios mentais. Segundo palavras da própria fotógrafa:

“descobri que descrever os meus medos se tornou terapêutico, bem como uma porta de entrada para os outros expressarem sua opressão e iniciarem o seu próprio processo de cura.”

(http://obviousmag.org/ - Flavia Carvalho)

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo